A ansiedade que antecede ao momento de criar

* A diminuição súbita (geral) da energia de um sistema e todas as funções que dele dependem;
* O propalado "efeito dominó" e sua condição mais extrema: o colapso;
* A debilidade repentina das ações, adinamia de ritmo, queda do poder e forças, um momento ômega.

Scribere
Faço dos sinais gráficos, que conheço, os meus representantes. Desembaraçando os caracteres, leio-os, de viva voz. Minha expressão é redigida em linhas incompletas de palavras. A composição de letras dirigidas para registrar meu sonho literário. Escrevo, porque amo.


LuhanaSP

segunda-feira, 7 de março de 2011

É carnaval!



Contam que o carnaval, conhecido no Brasil de hoje, surgiu nas tradicionais celebrações portuguesas do Entrudo. Um festim rico em detalhes e brincadeiras com a finalidade de "pregar peças" nos outros.
Um dos momentos singulares do Entrudo era a leitura pública das "deixadas" - discursos construídos com piadas jocosas e irônicas, preparadas em segredo (como os trotes aos calouros nas faculdades). Para manter a identidade dos brincalhões em sigilo e evitar a desforra, estes se apresentavam mascarados.

A festa também tinha espaço reservado para desfiles, concursos de máscaras (feitas em madeira pelos artesãos locais) e a queima de bonecos cheios de pólvora - ato da terça-feira, último dia - desfecho com queima de fogos.
Uma lenda pagã sobre demônios mascarados que surpreendiam moças, dançando com elas de forma erótica, fazendo bater nas ancas de suas vítimas um chocalho trazido pendurado à cintura, fez surgir a figura das "Matrafonas" - mulheres travestidas de homens e vice-versa, para fugir à investida destes demônios, ou simplesmente criar a confusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aprecie sem moderação